AMAP realiza a primeira “Vernissage e Leilão de Artes” de Mariana

A cidade de Mariana está vivendo grandes transformações no âmbito da cultura e das questões sociais, após o crime sócio ambiental da barragem do Fundão. Estamos vivenciando uma diáspora, em que muitas pessoas viram-se forçadas a sair de sua terra/território para deslocar-se para o centro de Mariana ou distritos, além da vinda de milhares de pessoas para a construção de novos espaços de moradia para as famílias atingidas. Assim, a identidade cultural da comunidade se encontra em processos de transformação, cruzamentos e adaptação. Mais que nunca, a arte e a cultura são vias de cura, auto conhecimento e equilíbrio para as nossas comunidades.

No dia 17/12/2022, ocorreu na Casa dos Artistas a “I Vernissage e Leilão de Artes da Associação Marianense de Artistas Plásticos (Amap)”, em Mariana – MG – Brasil. O evento contou com a exposição e venda de dezenas de obras produzidas por artistas locais, além de apresentações musicais e oficinas voltadas para o público, abrindo espaço para a produção artística contemporânea, criando canais de comunicação entre artistas e comunidade , buscando incentivar o florescer de jovens artistas.

 Em artigo publicado pelo web jornal “O Espeto”, o jornalista João Benedito cita a fala “De um dos artistas marianenses que tiveram suas obras expostas, o pintor e escultor Walisson Miranda, que destacou a validade do evento organizado pela Amap. “Hoje em dia, a arte, apesar de estar em todo o lugar, não recebe tanta fomentação. Então, um evento assim, principalmente em cidades pequenas, é muito importante”, afirma o artista.

AMAP realiza a primeira “Vernissage e Leilão de Artes” de Mariana

Foram expostas dezenas de obras dos artistas:

“Durante a “I Vernissage e Leilão de Artes” ocorreu também a entrega dos certificados aos alunos da Escola de Artes do professor Geraldino Silva. A partir dessa entrega, os antigos alunos podem ser professores e podem ajudar na valorização da arte local.

A exposição permaneceu na Casa dos Artistas, na rua Direita Centro em Mariana por 15 dias, período em que o público poderá visitar o local para ver as obras expostas, e se gostar, levar um entalhe ou quadro para casa. O valor das peças variam de R$80,00 até R$3500,00.” João Benedito . Leia Artigo Completo AQUI .

Participaram da I Vernissage da AMAP:

Deivison Silvestre @deivisonsilvestre Chica Chica @chicachicafinearts Walison Miranda @walison_shido Salvador Paixão @paixaosal Bruno Miné @brunofmine Geraldino Silva @geraldinopereirada Hugo Nunes @hugonunes165 Maria Maria @mariacomasas Mo Maie @mo.maie Zion @zion.exe01011

Autor: terreiro de griôs

terreiro de griôs é uma revista eletrônica que nasce em 2012, na cidade de Salvador da Bahia, concebida pela musicista e pesquisadora mo maie, contando com a colaboração de inúmeros artistas, pensadoras e pensadores em Abya Yala e Áfrika. trata de temáticas amplas, que vão desde tradições orais, artísticas, cosmogônicas, literatura, música, educação, estória através dos fluxos da diáspora transatlântica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: