A cidade de Mariana está vivendo grandes transformações no âmbito da cultura e das questões sociais, após o crime sócio ambiental da barragem do Fundão. Estamos vivenciando uma diáspora, em que muitas pessoas viram-se forçadas a sair de sua terra/território para deslocar-se para o centro de Mariana ou distritos, além da vinda de milhares de pessoas para a construção de novos espaços de moradia para as famílias atingidas. Assim, a identidade cultural da comunidade se encontra em processos de transformação, cruzamentos e adaptação. Mais que nunca, a arte e a cultura são vias de cura, auto conhecimento e equilíbrio para as nossas comunidades.









No dia 17/12/2022, ocorreu na Casa dos Artistas a “I Vernissage e Leilão de Artes da Associação Marianense de Artistas Plásticos (Amap)”, em Mariana – MG – Brasil. O evento contou com a exposição e venda de dezenas de obras produzidas por artistas locais, além de apresentações musicais e oficinas voltadas para o público, abrindo espaço para a produção artística contemporânea, criando canais de comunicação entre artistas e comunidade , buscando incentivar o florescer de jovens artistas.
Em artigo publicado pelo web jornal “O Espeto”, o jornalista João Benedito cita a fala “De um dos artistas marianenses que tiveram suas obras expostas, o pintor e escultor Walisson Miranda, que destacou a validade do evento organizado pela Amap. “Hoje em dia, a arte, apesar de estar em todo o lugar, não recebe tanta fomentação. Então, um evento assim, principalmente em cidades pequenas, é muito importante”, afirma o artista.
Foram expostas dezenas de obras dos artistas:
“Durante a “I Vernissage e Leilão de Artes” ocorreu também a entrega dos certificados aos alunos da Escola de Artes do professor Geraldino Silva. A partir dessa entrega, os antigos alunos podem ser professores e podem ajudar na valorização da arte local.
A exposição permaneceu na Casa dos Artistas, na rua Direita Centro em Mariana por 15 dias, período em que o público poderá visitar o local para ver as obras expostas, e se gostar, levar um entalhe ou quadro para casa. O valor das peças variam de R$80,00 até R$3500,00.” João Benedito . Leia Artigo Completo AQUI .
Participaram da I Vernissage da AMAP:
Deivison Silvestre @deivisonsilvestre Chica Chica @chicachicafinearts Walison Miranda @walison_shido Salvador Paixão @paixaosal Bruno Miné @brunofmine Geraldino Silva @geraldinopereirada Hugo Nunes @hugonunes165 Maria Maria @mariacomasas Mo Maie @mo.maie Zion @zion.exe01011